domingo, fevereiro 13, 2005

Reggae no Maranhão, Rasta etc.

Acho que pode ter alguma utilidade oferecer alguns textos aqui. São trabalhos publicados, não necessariamente ontem, mas como nem todo mundo fica sabendo que saiu, ou esquece de pegar a revista na banca, lá vai... Primeiro, um texto sobre o reggae no Maranhão, que ao final traz uma linha do tempo do gênero no Brasil (incompleta, é verdade, mas por questões de espaço; acredito que, cruzada com outras que já existem, dá um bom caldo). Saiu no volume 4 da História do Rock Brasileiro (Editora Abril). Depois, um abecê da religião rastafari, publicada na Revista das Religiões.
Vale dizer, este material está protegido por leis de copyright, portanto se você precisa publicá-lo, sob qualquer meio, em todo ou em parte, assim ou assado, é necessário fazer contato antes: bumbabeat@uol.com.br.)


Paredão de Som

por Otávio Rodrigues

Brilha a luz de João Carcará
Madre Deus das estrelas que tem fé
Itanatty, brincantes cazumbás
Brilha a estrela de Antonio José
Banda Guetos e a Tribo que é de Jah
Brilha a estrela que urrou no Pindaré


(“Luzes e Estrelas”, de Inaldo Bartolomeu, toada do Boi da Mocidade de Rosário, Maranhão, 1997)

Quarta-feira, 18 de setembro de 1996. O carro do Corpo de Bombeiros atravessou São Luís levando Antônio José Pinheiro Silva, o “Lobo”, morto um dia antes num acidente de carro. No longo trajeto entre o bairro de São Francisco e o Cemitério Jardim da Paz, no Maiobão, milhares de pessoas alinharam-se nas calçadas e acostamentos, acenando, gritando ou vertendo lágrimas. Antônio José não era coronel, deputado, ministro, jogador de futebol ou artista de TV. Era DJ de reggae, profissão pouco conhecida e nada nobre - mas isso apenas aos olhos da elite maranhense. Pra “massa regueira”, formada principalmente pelos excluídos, era um adeus emocionado e muito justo a um dos mais emblemáticos personagens do reggae do Maranhão.
Antônio José era um cara bacana, estava sempre de bem com a vida. Começara bem moleque tocando no Clube Quilombo, onde mexia com discos de vários gêneros, e não apenas reggae, o que decerto contribuiu na variedade instigante de suas seqüências. E foi ele um dos primeiros a encarar o público de frente, no momento em que os equipamentos de amplificação e controle passaram a ser colocados em mesas, e não mais nos móveis monolíticos, que forçavam os DJs a trabalharem de costas. Suas performances incluíam cantorias, refrões gostosos feitos no improviso e até scattings, à moda dos melhores da Jamaica. Uma de suas criações, “Menina Linda”, pontuada sobre música de Willie Lindo, será lançada agora pelo cantor maranhense Jorge Thadeu.
Naquela quarta-feira triste, quando o caixão do Lobo desceu à sepultura, coberto pelas bandeiras do Brasil e da Jamaica, salpicado por responsórios, fotos, camisas e outras lembranças atiradas por familiares, amigos e fãs, caía definitivamente a ficha de que o reggae no Maranhão era bem mais do que “coisa da negrada”, dos salões de periferia e clubes de chão batido. A massa regueira já havia dado prova de força elegendo um vereador. Mas ali, chorando sentida, mostrava que também era capaz de fazer um herói.

O início de tudo
Para entender o significado das homenagens a Antônio José é preciso voltar uns 20 anos no tempo, até o meio dos anos 70, quando esse jovem DJ ainda usava fraldas e o som da Jamaica começava a pegar no Maranhão. Naquela época, é bom lembrar, o reggae experimentava sua explosão na Inglaterra, não era cidadão do mundo como hoje. Bob Marley, por exemplo, trilhava o caminho das pedras e quase ninguém no Brasil sequer ouvira falar dele.
Acontece que na capital maranhense, assim como em cidades do interior, especialmente as da Baixada (junto ao litoral oeste do Estado) e as dos vales dos rios Itapecuru e Mearim, havia quem desde os anos 60 sintonizasse emissoras de rádio do Caribe. Outro fator importante foi a proximidade do porto de Belém, onde marinheiros e descascadores de batatas de toda parte do mundo alimentavam o comércio de LPs e compactos usados.
Foi no mercado do Ver-o-Peso, na capital paraense, em 1975, que o pioneiro Riba Macedo comprou seus primeiros discos de reggae. E então, com as jóias embaixo do braço, começou a aparecer nas festas dos amigos discotecários de São Luís (era assim que se chamavam os DJs), sempre tentando uma brecha entre um merengue, um som discoteque e um bolerão... “Ninguém gostava. Falavam pra mim: ‘Riba, larga de mão, isso é música de arraial!’.”
A partir de 1976, quando botou nas festas seu Sonzão Guarany - na época, como era comum, um sistema de som com apenas duas caixas e dois toca-discos -, Riba conseguiu espalhar o ritmo jamaicano e inspirar a primeira geração do reggae no Maranhão. Surgiram DJs, radioleiros (donos de radiola, como são chamados os sistemas de som), clubeiros (donos de clubes, os salões de dança) e colecionadores. “Eu tocava Jesse Green, Jimmy Cliff, Desmond Dekker, Toots [Hibbert, líder dos Maytals]. Quando aquele disco This is Reggae Music, o de capa amarela, apareceu no Maranhão, eu já tinha o meu faz tempo!” A cena que se desenvolveu a partir daí se baseou principalmente no gosto pelo ritmo. O batidão típico da música jamaicana, superamplificado e distribuído entre um número cada vez maior de caixas acústicas, seduziu a galera nos salões. Mas havia também a mística do reggae, já que os maranhenses identificavam-se com o jeitão dos jamaicanos nas capas de discos, com fotos da vida em favelas, a maconhagem, os problemas dos negros com a polícia... Ora, não é preciso estudar sociologia pra notar que a realidade de uns e outros é bem parecida.
Dez anos mais tarde, dezenas de clubes e radiolas chacoalhavam a ilha - tem essa ainda: São Luís, como a Jamaica, é uma ilha. O reggae tornara-se uma diversão boa e barata, oferecia bailes com luz negra e, delícia das delícias, a oportunidade de dançar junto, no chamego, à moda das “serestas” - os bolerões bregas, muito populares no Nordeste desde sempre.

Melô-banhô
Nos anos 80, emergiram os “intelectuais” do reggae. Entre eles, o paulista Fauzi Beydoun, hoje líder da Tribo de Jah, e Ademar Danilo, que graças à “massa regueira”, elegeu-se vereador em 1992, abrindo caminho para outros fazerem o mesmo (nas últimas eleições, José Eleonildo Soares, o Pinto da Itamaraty - a mais poderosa radiola do Maranhão - foi reeleito vereador com a maior votação de São Luís).
De 1984 e 1987, Fauzi e Ademar apresentaram juntos o programa Reggae Night, na Mirante FM. Com conhecimentos da cultura jamaicana, inglês na pinta e bem fornidas estantes de discos, a dupla deu uma injeção de conhecimento nos ouvintes, abriu os microfones para outros conhecedores, como os veteranos Zequinha Rasta e Viegas, e pavimentou o que seria o melhor período do reggae no Maranhão, que vai de 1985 a 1995. Foi a era da música de grandes como Jimmy Cliff, Gregory Isaacs, Max Romeo, U. Roy, Doctor Alimantado, Dennis Brown, John Holt, Big Youth, I Jah Man e Jacob Miller, sem falar em outros, menos conhecidos mas também brilhantes, como Eric Donaldson, Jimmy London, Lloyd Parks e Pat Kelly.
O grande decênio consagrou grandes radiolas, algumas com 80 caixas acústicas ou mais, formando paredões de notável efeito visual e sônico. Práticas comuns na Jamaica foram espontaneamente incorporadas, como a raspagem dos selos dos discos, para evitar a gana dos curiosos, e o confronto de radiolas em disputas que alcançavam o amanhecer. Sem falar no reggae de praia, precisamente o domingo no extinto Toque de Amor, na Ponta da Areia, um dos clubes mais queridos na categoria conhecida como “melô-banhô” - afinal, o mar está logo ali.
Clubes e programas de rádio popularizaram-se na mesma medida, ajudando a produzir personagens únicos. Por exemplo, os “traficante de discos”, que iam dez ou mais vezes pra Jamaica a cada ano em busca das “pedras” - o tipo de reggae que agrada à massa, necessariamente baixudo e bem marcado, e de preferência exclusivo, já que uma seqüência “destruidora” ou “avassaladora” podia, como pode até hoje, determinar o sucesso de uma radiola.
E se consagrou também nesse período a concorrência desleal entre algumas radiolas, os roubos de música e até os tiros na noite escura. Igual à Jamaica. Mas, como diziam os Mutantes, “posso perder minha mulher, minha mãe, desde que eu tenha o meu rock’n’roll”...

O sonho acabou?
Em 1995, o reggae já era um negócio extremamente lucrativo no Maranhão, o que fez crescer a barriga da maioria dos que já estavam no lance, bem como os olhos de empresários, promotores e radialistas que nada tinham a ver com a história. Os programas de rádio perderam o caráter informativo e cultural dos anos 80, tornando-se servis aos interesses de radioleiros e clubeiros. Na busca do santo graal da exclusividade e do lançamento de sucessos, muitas “pedras falsas” foram empurradas na goela dos regueiros.
Em 1996, uma loja de discos de São Luís começou a piratear as músicas de grande sucesso nas radiolas, lançando-as descarada e sistematicamente em coletâneas, sem pagar direitos aos autores ou editoras, mas cobrando preço de importado pelo CD. Isso colaborou para que alguns radioleiros passassem a procurar artistas do terceiro e quarto escalões do reggae, mas de relativa popularidade no Maranhão, como Honey Boy e Bill Campbell, com o propósito de fazer encomendas diretas de músicas. Até Joe Gibbs, famosíssimo produtor e dono de estúdio na Jamaica, entrou na dança.
Com tecladinhos meia-boca e uma boa percepção das batidas que andavam a agradar os maranhenses nos salões, artistas e produtores atenderam ao chamado e acabaram por criar uma nova linguagem para o reggae local, algo que nem de longe lembra os clássicos de outros tempos, nem resvala no reggae eletrônico de boa cepa. Em sonoro e castiço português, ficou difícil aturar as radiolas maranhenses nos dias de hoje.
Outro aspecto que conta muito para esse sucateamento estético é a atitude dos novos DJs. Contrariando a idéia de que as coisas na Jamaica Brasileira iriam seguir curso igual às da Jamaica Jamaicana, como sempre e naturalmente aconteceu, os donos do microfone não desenvolveram as técnicas nem o conteúdo de suas ladainhas - algo que na matriz, de tão bem resolvido e relevante, acabou gerando nada menos que o rap. Com slogans repetidos até o esgotamento e, às vezes, embromando no inglês sobre as músicas, essa turma não acenou, até agora, com sequer uma filigrana de mudança. A grande promessa aí, infelizmente, desceu à sepultura em setembro de 1996.

(linha do tempo)
Os Muitos Verões do Reggae

1969
No tempo em que se fumava cachorro com lingüiça, um jovem de 21 anos chamado Jimmy Cliff aparece no Brasil, defendendo a canção “Waterfall” no Festival Internacional da Canção. O jamaicano vai no programa do Chacrinha e grava um disco por aqui, Jimmy Cliff in Brazil (Philips), cantando até em português!

1972
Caetano Veloso compõe o reggae “Nine Out of Ten” em 1971, durante o exílio em Londres, e no ano seguinte a inclui no álbum Transa (Philips). Diz a letra: “Walk down Portobello road to the sound of reggae/I’m alive...”. Nesse mesmo ano, Luís Vagner e Paulo Diniz fazem parceria no primeiro reggae em português, “Bahia Comigo”, que aparece no LP Paulo Diniz (Odeon).

1979
Os baianos Jorge Alfredo e Chico Evangelista (ex-Arembepe, uma das primeiras bandas de reggae do Brasil) entram com “Reggae da Independência” no Festival da Tupi.

1980
Bob Marley vem ao Brasil. Joga bola, dá umas bolas, enche a cara de suco de frutas nas típicas lanchonetes do Rio... E se manda, sem cantar um “a”. Pouco depois, Peter Tosh faz um show histórico (e cheio de fumaça) no Palácio das Convenções, em São Paulo, durante o 2o. Festival Internacional de Jazz. Ainda nesse ano, Gilberto Gil e Jimmy Cliff excursionam pelo Brasil arrastando milhares de pessoas ao Mineirinho (Belo Horizonte), Estádio da Fonte Nova (Salvador), Geraldão (Recife), Maracanazinho (Rio) e Portuguesa (São Paulo).

1986
Os Paralamas, que já haviam apresentado o ska aos brasileiros em Cinema Mudo (1983) e O Passo do Lui (1984), aparecem com Selvagem? (EMI), um tesouro de gravões, porradas secas e efeitos dub. É referência até hoje. No mesmo ano, o guitarreiro Luís Vagner, um dos gurus do samba-rock, autor de “Camisa 10”, entre outros sucessos dos anos 70, lança o álbum Ao Vivo, ponto culminante de sua bem bolada fase reggae.

1987
O bloco afro Olodum lança Egito Madagascar (Warner), álbum seminal do samba-reggae, batidão criado pelo mestre Neguinho do Samba. Jimmy Cliff, Paul Simon, Bill Laswell e Michael Jackson, entre outros, pagam pra ver. “Pagam”, claro, é modo de falar.
1989
Os pancadões do dance hall reggae e do ragga explodem nos bailes blacks de São Paulo. O funk e o samba-rock, tradicionais no repertório de equipes como Zimbabwe, Chic Show, Black Mad, Dinamite e Circuit Power, ganham a companhia do reggae moderno de Shabba Ranks, Admiral Bailey, Frighty & Colonel Mite, J.C. Lodge e Cutty Ranks.

1990
Falar a Verdade, primeiro disco do Cidade Negra (CBS), ainda com Ras Bernardo nos vocais e produzido pelo baixista e dubman Nelson Meirelles, marca a entrada das bandas brasileiras de reggae nas grandes gravadoras. O disco toca com menos volume do que os convencionais, porque na hora do corte - etapa industrial do negócio - optou-se por privilegiar os graves. No mesmo ano, os Wailers de Bob Marley vêm pela primeira vez ao Brasil para uma série de shows memoráveis. O Circo Voador, no Rio, quase despenca.

1991
O cantor e compositor jamaicano Gregory Isaacs chega para o primeiro e histórico show em São Luís. Mas esquece a banda na Jamaica! Pra não frustrar a massa regueira que lota o Estádio Nhozinho Santos, acaba rolando um improviso com integrantes da Tribo de Jah e Universal Youth (da Guiana Inglesa), entre um e outro pot-pourri disparado pelo DJ Natty Naifson. Vinte dias depois, já com o visto vencido mas devendo um show na cidade, o cool ruler é protagonista de uma frustrada tentativa de fuga a bordo de um jatinho e vai parar na delegacia.

1998
Correndo por fora, longe das grandes gravadoras e sem tocar no rádio, a Tribo de Jah torna-se ícone dos fãs de reggae brasileiro. O sucesso dos maranhenses acaba semeando o surgimento de uma legião de bandas rastas de garagem, adeptas do lema “uma guitarra na mão e um baseado na cabeça”. Graças a Deus, há exceções. Entre os nomes dessa geração, destaque para o trabalho solo do baixista e compositor Edu Sattajah, do paulista Leões de Israel, Gérson da Conceição, baixista, cantor e compositor maranhense, fundador do já extinto Mano Bantu, e os mineiros do Manitu.

1999
O Cidade Negra põe na praça o psicodélico disco Dubs, com versões de suas músicas assinadas por Lee Scratch Perry, Augustus Pablo, Sly & Robbie e Mad Professor, entre outros monstros sagrados do dub.

2000
Surgem as primeiras dub sessions em São Paulo, dando o pontapé inicial na formação de uma cena de outsiders do reggae. Sem excesso de cores e boinas, a confraria mistura a cultura dos sound systems jamaicanos, piques de ragga, toques do dub europeu e ritmias brasileiras, que podem ir do funk carioca ao bumba-meu-boi. Nessa lista, DigitalDubs e Apavoramento (Rio), Lord Breu (Salvador), Léo Vidigal e Corpo Santo (Beagá), Yellow P, Dubversão e Bumba Beat (São Paulo), entre outros.

2002
Gilberto Gil vai pra Jamaica e grava Kaya N’Gan Daya quase todinho nos estúdios Tuff Gong, de Bob Marley, gilbertando vários clássicos do rei do reggae. Participam do disco as I-Threes (Rita Marley, Marcia Griffiths e Judy Mowatt) e a dupla Sly (bateria) & Robbie (baixo).

2004
Uma safra de bons nomes aponta para um futuro mais criativo no reggae brasileiro. No Rio, chamam atenção Reggae B. (banda alternativa de Bi Ribeiro, dos Paralamas), Gustavo “Black Alien” e Marcelinho da Lua (que acaba de lançar um disco com músicas tratadas pelo dubmaster Mad Professor). Em São Paulo, Vilson Dub (herdeira d’O Vaca de Pelúcia, pioneira no dance hall verde-amarelo), Firebug (produzida pelo festejado baixista norte-americano Victor Rice, que já tem namorada e apartamento em São Paulo) e Sapobanjo (combo de skazeiros da região do ABC, na Grande São Paulo).

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Gostaria de ler o texto, Doc! Abraço. Luiz

2 de março de 2005 às 22:48  
Anonymous Anônimo said...

Também quero.

Abs,

Bruno Natal.

3 de março de 2005 às 02:02  
Anonymous Anônimo said...

Manda o texto dos battyboy Doc!

[]s Dubstrong

3 de março de 2005 às 02:03  
Anonymous Anônimo said...

Também gostaria de ler o texto Doc.
Valeu.
Rod

3 de março de 2005 às 15:23  
Anonymous Anônimo said...

Ja q soh falta um... tb gostaria...

abrç

Paulo

3 de março de 2005 às 23:17  
Blogger Kamille said...

Doc, atualiza o blog! Beijos

3 de maio de 2005 às 10:43  

Postar um comentário

<< Home