segunda-feira, dezembro 13, 2004

Carbono 14, a festa

Nesta sexta, dia 17, acontece mais uma festa Carbono 14, um lance do Jeffrey “Boto” e do Anderson Fornazari. A noite começa às 23h, com show do cantor, compositor e percussionista Dinho Nascimento. O Bumba Beat entra depois, com uma varada (ou long set, como se diz nos jornais e revistas do interior) de 2 horas! Na seqüência, a DJ Tati Sanches e o percussionista Tustão Cunha vão até o amanhecer com um de música eletrônica. Participam ainda o artista plástico Vincent Jean-Baptiste Guilmoto, o VJ Jacques Kaufmann e o cineasta Paulo César Soares (do combo BB). Há várias razões pra achar que a festa vai ser o bicho.

Estive no local neste sábado. Trata-se de um galpão na Av. dos Bandeirantes, próximo à Rua Funchal, daqueles que, de fora, ninguém dá nada. Lá dentro, porém, descobri que o lugar foi (bem) adaptado para eventos. O palco fica bem no centro, encimando um bar enorme. De frente, um mezanino de ponta à ponta, debruçado sobre a pista de dança - na verdade, duas, uma de cada lado do palco. O som é cabuloso, promete chinelada.

Pra mim, a oportunidade é emblemática, beira o místico. Eu explico. Em 1982, quando rolava o programa Roots Rock Reggae, na Excelsior FM (São Paulo), juntei forças com uma banda, procuramos um lugar legal, e juntos fizemos uma grande festa. Na época o reggae era muito, muito menos conhecido e prestigiado, e a noite teve ares meio contraculturais. Eu já fazia uns sons aqui e ali, mas esse foi, sem dúvida, o primeiro lance importante, num evento de certo porte.

É aí que entram as coincidências. O lugar, naquela ocasião, chamava-se Carbono 14 (o primeiro espaço multieventos de São Paulo e, talvez, do Brasil). E o show era do Arembepe, grupo que abriu boas frentes para o reggae por aqui, fundado por Chico Evangelista, Lima, Kiko Tupinambá e... Dinho Nascimento.

Bem, não espero que todos tenham as mesmas emoções que eu nesta sexta, mas que a noite promete, promete. Mais informações: www.ccatorze.com.br.

Copiai e multiplicai.